Tratamentos
FISIOTERAPIA RESPIRATÓRIA
Os recursos manuais em fisioterapia respiratória compõem um grupo de técnicas de exercícios e manobras manuais que visam a reabilitação de uma disfunção toracopulmonar e ao treinamento e recondicionamento físico das condições respiratórias.
FISIOTERAPIA ESPECIALIZADA EM ONCOLOGIA
A fisioterapia atua no pré e pós operatório de cirurgias de mama, cabeça e pescoço, tumores ósseos e de partes moles, coluna, cirurgias pélvicas e tóraco abdominais. Também durante o tratamento de radioterapia e quimioterapia. Os sintomas variam de acordo com o tipo e localização do tumor. A reabilitação deve procurar atender às necessidades específicas de cada paciente, com medidas que visem à restauração anatômica e funcional, ao suporte físico e psicológico e à paliação de sintomas.
EXERCÍCIOS MIOLINFOCINÉTICOS
São exercícios que ativam e estimulam o sistema linfático. Os exercícios são específicos e diferem de paciente para paciente. Esses exercícios são muito importante pois a linfa depende exclusivamente dos movimentos dos músculos esqueléticos pra fazer circular o líquido parado e diminuir o inchaço.
DRENAGEM LINFÁTICA
É uma massagem leve e lenta Indicada especialmente nos pós-operatórios e também em condições que ocasionem acúmulo e retenção de líquidos. Atua estimulando o sistema linfático para absorção dos líquidos tissulares.
ENDERMOTERAPIA
Endermoterapia é uma técnica não invasiva utilizada para tratar e reduzir o aparecimento de ondulações na pele. Envolve a utilização de um dispositivo motorizado com rolos ajustáveis e uma sucção controlada que cria uma dobra simétrica da pele. Ao mesmo tempo a sucção empregada redistribui a pele e remove ondulações e aderências. Como resultado dessa massagem, células de gordura, aderências e fibroses são quebradas e removidas.
TERAPIA FÍSICA COMPLEXA OU FISIOTERAPIA DESCONGESTIVA
É o tratamento ouro para linfedema. Consiste em 4 fases: drenagem linfática manual especializada, compressão (por enfaixamento ou luvas/meias), exercícios miolinfocinéticos e cuidados com a pele. Utilizamos as melhores marcas do mercado para realizar os enfaixamentos compressivos.
KINESIOTAPING OU BANDAGEM ELÁSTICA
Um método de bandagem terapêutica adesiva, elástica e sem medicamentos que proporciona estímulo corporal constante para o tratamento de diferentes patologias. A bandagem terapêutica permite sensação de suporte e estabilidade, promove analgesia e aumento do fluxo sanguíneo periférico. Importante auxílio no tratamento de diversas patologias do aparelho locomotor gerando estabilidade e promovendo uma recuperação mais rápida.
LINFOTAPING
O Linfotaping é uma forma de aplicação de bandagens adesivas para distúrbios veno-linfáticos.
TERAPIA COMPRESSIVA
Prescrição de meias e luvas compressivas para a manutenção do tratamento de edemas e linfedemas.
COMPRESSÃO PNEUMÁTICA INTERMITENTE
É um aparelho composto de multicâmaras de ar que insuflam e desinsuflam promovendo drenagem linfática mecânica. Pode ser usado para os braços e as pernas.
ULTRASOM
O ultrassom terapêutico é um recurso amplamente utilizado na fisioterapia, sendo empregado na reabilitação das mais variadas patologias, tanto nos processos agudos como crônicos. O Ultra-som aumenta a taxa de metabolismo no tecido; aumenta a extensibilidade do colágeno; aumenta o fluxo sangüíneo e a cicatrização tecidual; diminui a sensibilidade de elementos neurais; alivia a dor e espasmos musculares.
LASER
A radiação laser apresenta efeitos bioquímico, bioelétrico e bioenergético, que atuam nas células promovendo aumento do metabolismo, analgesia e redução do edema, acelerando assim o processo de cicatrização.
ELETROESTIMULAÇÃO MUSCULAR
É a aplicação de impulsos elétricos através de um eletrodo capaz de gerar uma contração do músculo desejado.
ACUPUNTURA
Consiste na inserção indolor de agulhas de diversos tipos, geralmente muito finas, em pontos específicos da pele com intenção de estimular pontos cutâneos onde emergem os nervos periféricos. Regulando o equilíbrio do organismo e aumentando a resistência corpórea, a acupuntura é muito potente no combate a dor e sintomas decorrentes da quimioterapia e radioterapia.
ELETROACUPUNTURA
A eletroacupuntura é utilizada para potencializar o tratamento da acupuntura feita com as agulhas. Eletrodos são conectados às agulhas produzindo uma ação analgésica mais rápida e potente.
LASERPUNTURA
É a utilização da laser nos pontos de acupuntura. É indicada para crianças e pessoas que tem medo de agulhas.
AURICULOTERAPIA
Auriculoterapia é uma técnica de acupuntura em que se usa o pavilhão auricular para efetuar estímulos em pontos reflexos que correspondem aos órgãos e funções do corpo. Ao se efetuar a estimulação desses pontos, o cérebro recebe um impulso que desencadeia uma série de fenômenos físicos, relacionados com a área do corpo, produzindo equilíbrio.
BIOFEEDBACK UROGINECOLÓGICO
O biofeedback é um dispositivo pneumático que capta as manifestações de contrações musculares do assoalho pélvico. Estas contrações são visualizadas pelo próprio paciente em um dispositivo que lhe indicam quais os grupos musculares que devem ser ativados no processo de micção, reeducando assim o assoalho pélvico.
ELETROESTIMULAÇÃO UROGINECOLÓGICA
Aparelho que gera contrações musculares através do uso de eletrodos vaginal ou anal, para reeducação do assoalho pélvico.
FisioOnco - Reabilitação Oncológica e Linfedema
Rua Joaquim Távora, 303 - Vila Mariana / Cep 04015-000 - São Paulo - SP - Tel.: (11) 3255-4727